Raptor 2 da ODG

Está com dúvida na montagem de alguma placa? Estragou algo? Alguma coisa não funciona? Este é o lugar para postar essas dúvidas.

Moderador: Loko

Raptor 2 da ODG

Mensagempor Piu » Dom Fev 28, 2010 3:24 pm

Aqui estão as fotos do Raptor 2 da ODG.
Na caixinha está impressa a ligação dos fios conforme o manual, mas não concordo com esse esquema, principalmente no fio preto, que veremos adiante o motivo.
DSC00935 (Small).JPG

Aqui uma vista com a caixinha aberta.
DSC00936 (Small).JPG

A parte de baixo da placa, mostrando os leds de diagnóstico.
DSC00945 (Small).JPG

E aqui uma vista mais detalhada do circuito.
DSC00947 (Small).JPG

Os fios do lado esquerdo da foto são do chicote da sonda e os 4 fios da direita são os de conexão ao carro/injeção. Vamos listar os 4 fios e as funções, conforme analisei no meu condicionador:

- Fio amarelo > ligado à saída do CI analógico que fornece 0-5V conforme a leitura da sonda. Deve ser ligado na entrada de sinal da sonda da Megasquirt.

- Fio preto > terra do circuito analógico e do microprocessador do condicionador. Deve ser ligado no negativo dos sensores da Megasquirt. Se não me engano é o pino 19 na placa V3.0. O circuito analógico consome 70mA, que passa por esse fio. Por isso ligue esse fio diretamente no pino 19 da V3.0 . Não intercepte o fio do terra dos sensores. No manual consta que deve ser ligado na bateria, embora não seja de todo errado, a performance do aparelho será melhor se for ligado ao terra (referência) dos sensores.

-Fio vermelho > 12V ligado no pós chave. Ele alimenta o condicionador. É aconselhavel ligar o fio vermelho no relê da bomba, já que em fase de aquecimento da sonda, a corrente pode chegar a 2 Amperes. Por outro lado, se o carro estiver apenas com a chave ligada, mas sem pressurizar a linha, a sonda somente entrará em aquecimento depois que a bomba estiver sendo alimentada, o que atrapalha quando a gente está mexendo nas configurações da MS e sempre depois da partida temos que esperar a sonda aquecer pra conseguir a leitura do condicionador. Eu particularmente prefiro ligá-la direto no pós chave, pois assim, enquanto a chave estiver ligada a sonda está aquecendo e imediatamente após a partida já consigo ter leitura dela, sem precisar esperar ela aquecer.

- Fio marrom > Terra do circuito de aquecimento da sonda. Reparem na foto que na parte inferior direita está o transistor que chaveia o aquecedor da sonda. O trabalho pesado fica pra esse componente. Note que acima dele tem uma resistência parruda de 0,22 ohms x 3W que serve de shunt para controle de corrente do aquecedor. O fio marrom está ligado diretamente nele, o que delata que esse fio deve ser ligado num ponto que tenha disponibilidade de alta corrente e não pode interferir na leitura dos sensores. Esse fio deve ser ligado direto no negativo da bateria. No manual consta que ele deve ser ligado ao chassis. Realmente não entendo o motivo disso, já que o ponto de maior disponibilidade de corrente é o próprio polo negativo da bateria. Existe o fato de que durante o funcionamento do carro, quem fornece a alimentação é o alternador, que tem a seu negativo ligado a sua carcaça, e consequentemente ao bloco do motor chassis. Mas a prática nos ensina que pelo fato do motor normalmente se apoiar em coxins de borracha e ficar flutuante no cofre, o aterramento passa a ser dependente da malha que liga o bloco/cabeçote ao chassis, e por sua vez ao negativo da bateria. Mas me digam quantos carros vocês já viram essa malha ligando o bloco do motor direto na bateria? O máximo que tem é uma malha ligando a bateria no chassis. Por isso defendo a idéia de ligar todos os terras de potência direto no negativo da bateria. Esse por sua vez, ligado ao bloco por uma malha grossa.
MS1 Light = R$599,00
MS1 Racing = R$999,00
MS2 Racing = R$1.699,00

MSN piubrazil@hotmail.com

www.megasquirtracing.com.br
Piu
MegaSquirt Newbie

Data de registro: Qui Mar 20, 2008 11:37 pm

Re: Interferência, pico de RPM e MAP

Mensagempor GMT » Dom Fev 28, 2010 4:55 pm

Piu escreveu: Note que acima dele tem uma resistência parruda de 0,22 ohms x 3W que serve de shunt para controle de corrente do aquecedor.

Tenho uma hipótese.
O controle de temperatura da sonda é feito através da leitura da queda de tensão que acontece no Shunt, logo, se o terra que passa pelo shut e ao mesmo tempo é o terra principal da sonda sofre por algum motivo uma diferença de potencial entre o terra que alimenta o microprocessador (e por consequencia a referencia de tensão do ADC), logo, quando o microprocessador ler o ADC, vai ler erraticamente o valor de corrente, o mesmo vale pro sinal da sonda, sendo assim, provavelmente os terras todos de referência são ligados no mesmo ponto e existe um terra a mais apenas pra carregar a corrente a mais que o circuito consome. Me parece uma estratégia válida, afinal se der diferença de potencial entre os dois terras e um deles é referência pro Microprocessador e o outro pro sensor, logo, a leitura vai ficar incorreta. Se ambos terras são ligados no mesmo terra, mesmo que haja uma diferença de potencial, será a mesma pro sensor (no caso o Shunt é o sensor a que me refiro) e pro ADC do processador.
Você já leu o manual hoje?
MegaSquirt - Se quer algo bem feito, faça você!
GMT
Moderador / Super Squirter

Data de registro: Qua Fev 20, 2008 9:51 am

Re: Raptor 2 da ODG

Mensagempor renato732 » Ter Mar 02, 2010 4:06 pm

Uso um desses no meu carro e o instalei da maneira que esta gravado na caixa. Muitas vezes ele pisca a luz de erro, é mais facil nao funcionar do que funcionar, e causa muita interferencia no som do carro.
A algum tempo fui alertado pelo PIU, de mudar a instalação, mais ainda nao o fiz.

ah, meu carro a malha no negativo aterra o chassis e a ponta vai direto para o bloco. Fiz assim pq ja tive problemas com aterramento do motor.
AP 1.8 alcool - no Voyage
GM151 gasolina - no Opala
GM250 gasolina - na bancada
GM292 alcool - na bancada, esperando... AINDA NA BUSCA DE LOJA QUE VENDA PÇS PARA ESSE MOTOR.
(Caminhão A60)
renato732
MegaSquirt Newbie

Data de registro: Qui Fev 21, 2008 2:19 pm

Mensagempor celso » Ter Mar 02, 2010 4:59 pm

boa tarde renato732
recebeu uma mp que passei pra voce?
celso
MegaSquirt Newbie

Data de registro: Qui Mai 22, 2008 8:16 pm

Mensagempor Piu » Ter Mar 02, 2010 5:29 pm

renato732 escreveu:Uso um desses no meu carro e o instalei da maneira que esta gravado na caixa. Muitas vezes ele pisca a luz de erro, é mais facil nao funcionar do que funcionar, e causa muita interferencia no som do carro.
A algum tempo fui alertado pelo PIU, de mudar a instalação, mais ainda nao o fiz.

ah, meu carro a malha no negativo aterra o chassis e a ponta vai direto para o bloco. Fiz assim pq ja tive problemas com aterramento do motor.

Ela dá ruídos pq o chaveamento do aquecedor é feito com alta frequencia em PWM, mas não é filtrado. Quando eu tava fazendo o meu condicionador, tentei usar esse método tb, mas como percebi essa deficiência, fiz um esquema mais elaborado, com capacitores e indutor de filtro, de forma que a tensão do aquecedor seja uma tensão contínua pura.

Quando eu falo que ninguém dá muita importância pra ruídos, dizem que sou chato e que exagero, mas aí tá uma prova de que não é todo mundo que tem esse zelo, a própria ODG parece não esquentar muito a cabeça.
MS1 Light = R$599,00
MS1 Racing = R$999,00
MS2 Racing = R$1.699,00

MSN piubrazil@hotmail.com

www.megasquirtracing.com.br
Piu
MegaSquirt Newbie

Data de registro: Qui Mar 20, 2008 11:37 pm

Mensagempor renato732 » Qua Mar 03, 2010 11:40 pm

Vai ver ninguem da muita moral por pensar que os ruidos que vc se fereria seria ruido no circuito, como uma interfferenciazinha no projeto do condicionador ou outra coisa...
Mais quando esse ruido fica apitando no ouvido.. aí sim atrapalha. Ouvir som agora no carro, só alto, pq ai quase nao se ouve o apito.
Será que se fizer um filtro externo ja resolva?
AP 1.8 alcool - no Voyage
GM151 gasolina - no Opala
GM250 gasolina - na bancada
GM292 alcool - na bancada, esperando... AINDA NA BUSCA DE LOJA QUE VENDA PÇS PARA ESSE MOTOR.
(Caminhão A60)
renato732
MegaSquirt Newbie

Data de registro: Qui Fev 21, 2008 2:19 pm

Mensagempor FUSKAMANIACO » Ter Mar 09, 2010 10:23 am

sera que a variação que aparece no meu condicionador, tem haver com esse filtro que não existe no condicionador da ODG??

ja mudei os aterramentos e continua variando d+, nao fica estabilizado para poder ter uma leitura da sonda!!

to ficando encafifado com isso!!
VW FUSCA 1966 AP 2.0i TURBO - Mega Funcionando - Saida 2 dos bicos nao funciona

Mega V2.2 | Bicos: IWP 044 RETRABALHADOS | Bosch LSU 4.2 Wideband | MEGATUNE NO WINDOWS 7
FUSKAMANIACO
MegaSquirt Newbie

Data de registro: Seg Jul 28, 2008 2:27 pm

Mensagempor Ricardo » Ter Mar 09, 2010 10:31 am

Faz um log dessa variação e posta aqui, fica mais fácil pra poder te ajudar.
VW Legus 1.9 GLSi @ MSII Racing

Megasquirt made in Brazil! - http://www.megasquirtracing.com.br
Ricardo
Experienced Squirter

Data de registro: Qua Nov 26, 2008 5:39 pm

Mensagempor Gusporti » Qua Mar 10, 2010 1:25 am

Minha innovate lc1 tb variava pra caramba, mas só depois que ela esquentava rs.
Desenvolvimento e Fabricação de comandos de valvulas sobre medida.
Visite. http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... =7&t=32624
Gusporti
MegaSquirt Newbie

Data de registro: Qua Mai 28, 2008 12:54 am

Mensagempor pauloiz » Qui Mar 11, 2010 1:31 am

Gusporti escreveu:Minha innovate lc1 tb variava pra caramba, mas só depois que ela esquentava rs.

Vish a JAW também fica com o display maluco. :?
MegaSquirt: low cost and HIGH PERFORMANCE!! (0\ ! /0)
MS1-Extra Hi-Res 10G
JAW Wideband
Aircooled Rulez!
pauloiz
Experienced Squirter

Data de registro: Qua Fev 20, 2008 2:26 pm

Próximo

Retornar para Montagem, dúvidas e problemas com placas